Sítio do sol

Just another WordPress.com weblog

Molotoff … quase perfeito :P Junho 29, 2008

Filed under: Bimby,Receitas - Doces de Colher — sitiodosol @ 10:28 pm

Para manter este Blog bem “real” e honesto, tenho que vos mostrar também as coisas que não calham assim tão bem…

Hoje decidi fazer Molotoff pela 2ª vez, como forma de aproveitar umas claras que tinha congeladas.

Tudo correu bem até colocar o caramelo que não se misturava bem… então decidi juntá-lo na forma, por isso não ficou unifome…

O molotoff fartou-se de crescer, mas abateu um bocadito e o caramelo pegou-se à forma fazendo o molotoff desfazer-se em alguns sítios.

No entanto não ficou tão mau como temia… 😀


Ingredientes:
10 claras
8 c.sopa açúcar + 2 para o caramelo
1 c. chá fermento em pó

Pulverizar o açucar 20 seg, vel 7. Reservar.
Com a “borboleta” colocada, deitar as claras com umas gotas de limão e programar 10 min, vel. 3 e tirando o copinho de cima a meio do tempo.
Terminado este tempo deitar o açucar pulverizado e programar 8 min, vel 3.
Entretanto deve-se caramelizar o restante açucar caramelizado- eu faço-o no microondas, adicionando 1 colher de água e programando 2 minuto na pot. máxima. No fim para que não endureça, deite-lhe 2 colheres de água e mexa (MUITO cuidado com os salpicos e açucar a ferver quando deitar a água).
Quando as claras estiverem bem firmes, deitar lentamente o açucar caramelizado, batendo na vel 3. Deitar a mistura numa forma bem untada com manteiga e levar ao forno pré aquecido a 220º durante 10 min em banho-maria.

No final do tempo deixar repousar dentro do forno durante uns minutos, depois abrir ligeiramente entalando uma rolha na porta do forno e esperar mais uns minutos.
Retirar a forma, deixando arrefecer totalmente antes de desenformar.
Importante Não pode haver correntes de ar na cozinha durante todo o processo, pelo que aconselho a não abrir nem portas nem janelas.

Para cobertura fiz um pouco de creme de custarda, pouco calórico e sem usar as gemas…
Juntar 500g de lite, 2 1/2 c.sopa de farinha de custarda, 1 pau de canela e 30 g de manteiga e programar 8 minutos vel.3 90º (pode-se usar a borboleta).

Anúncios
 

9 Responses to “Molotoff … quase perfeito :P”

  1. Margarida Says:

    Muito Honestamente, estou certa que esse molotoff ficou uma perfeição ao paladar! Eu aprovo, já que não posso provar! ; )Bjss

  2. Nana Says:

    Comi um pudim de clara que lembra muito esse doce, porém não ia caramelo. Me deu vontade de tirar um pedacinho para experimentar. bjs

  3. borboleta africana...é um peixe Says:

    Hakuna matata…O aspecto às vezes não é tudo.BJS

  4. Isabel Pisoeiro Says:

    Mas olha que esse Molotoff ficou com um aspecto mesmo delicioso!!Já estou a imaginar o sabor… ai que delícia!! 😛**********

  5. Alegna Says:

    Bemmmmm eu gosto tanto de molotof que marcha qualquer um… jajajaNão acho que te ficou assim tão mau, pelo menos tem um optimo aspecto…

  6. psychic Says:

    Obrigada a todas!!O molotoff ficou bastante bom, mesmo com as peripécias… acho que tive sorte 😛

  7. Luisa Alexandra Says:

    Fiz à pouco tempo um molotoff e aconteceu-me ainda pior, ficou totalmente escangalhado!Os molotoffs são muito delicados, é preciso mil e um cuidados para que saiam perfeitos!Mas o que importa é o sabor, e de certo que o teu estava um espanto.

  8. psychic Says:

    Obrigada 😉:**

  9. Anonymous Says:

    Olá! o Molotof mesmo assim ficou com um ótpimo aspecto!Em relação a esta receita, devo dizer-te que já fiz molotof várias vezes (sempre que tenho de aproveitar as claras que ficam do Leite creme) e saiu-me sempre bem…Mas já ouvi muitas pessoas dizerem que o molotof corre mal…Eu faço o seguinte: sigo a receita do livro base e depois na altura de colocar o caramelo, ligo a bimby na Vel.3 e vou deitando (em fio) o caramelo lá pa dentro, mas mesmo em fio, muito fininho (é preciso um pouco de paciência, mas…) e depois de untar bem a forma com manteiga coloco lá tudo e vai ao forno + ou – 10 minutos e desligo o forno e o molotof fica lá muito tempo….. eu só tiro o molotof muito depois de ele ter cozido!Espero que seja uma ajuda e boa sorte no próximo Molotof!Bjinhos (parabéns pelo blog fantástico!)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s